O 1º Encontro Alicerces para o Futuro, do Grupo Aspen, realizado nesta terça-feira, dia 20/12/2022, num hotel da Barra da Tijuca (RJ), reuniu durante um dia inteiro 80 lideranças e executivos das empresas que formam o grupo em um hotel na Barra da Tijuca (RJ) . O evento, que pretende ser um divisor de águas nas nossas relações internas, apresentou o Documento de Identidade Estratégica do Grupo, dando o primeiro passo para pavimentar um caminho sólido, de crescimento sustentável, construído por todos. Além de compreender quais são os valores e princípios que nos regem, e que, por isso, devem guiar o comportamento de todos dentro da organização, o Grupo Aspen entende que a troca experiências entre os times, a sensação de pertencimento e a disseminação de informações entre as empresas visando às melhores práticas de gestão são fundamentais para o sucesso da nossa empreitada. Saiba um pouco mais do que aconteceu neste dia histórico.

DOCUMENTO DE IDENTIDADE ESTRATÉGICA

pm_1
pm_33
pm_22
O Documento de Identidade Estratégica do Grupo Aspen foi feito pela empresa de consultoria PMTG – Paulo Matos Tecnologia de Gestão. Com mais de 30 anos atuando no mercado empresarial, no Brasil e no exterior, o economista e administrador mineiro Paulo Matos, juntamente com a sua sócia, a psicóloga Jaqueline Clemente e equipe, fizeram, ao longo de três meses, dezenas de entrevistas em profundidade com os principais executivos e lideranças das empresas que integram o Grupo Aspen. O objetivo: mapear potencialidades e fragilidades na gestão, sugerir caminhos e identificar o DNA do grupo, hoje expresso na personalidade do seu principal acionista, engenheiro Alessandro Miranda. “Cada empresa tem as suas características próprias, mas a identidade tem que ser uma só”, explicou Paulo Matos em sua palestra. Mais do que um documento, trata-se de um guia através do qual todos os que que trabalham ou vieram a trabalhar nas empresas do grupo compreendam o que se espera deles como time: comprometimento nas suas relações com os clientes, com os colegas de trabalho e com a sociedade.

GRUPO AGORA TEM COMUNICAÇÃO INTERNA

_comunicacao_3
comunicacao_2
comunicacao__
IMG_1174

O encontro também serviu para apresentar aos presentes o time responsável pela comunicação, que, desde junho de 2021, se instalou numa sala no segundo andar do prédio onde está a sede da Metropolitana, na Barra da Tijuca, para atender todas as empresas do grupo.

Essa equipe passou a cuidar de tudo nesta área: assessoria de imprensa; logomarcas e manual de uso das marcas; publicações internas; edição de material impresso; apoio à área de treinamento e RHs; criação e manutenção de sites; redes sociais; organização de eventos, etc. Tudo relativo à comunicação das empresas tem que necessariamente passar por esse time. As jornalistas Daniella Sholl (coordenação) e Paula Martinez (atendimento) deram uma palestra sobre Imagem e Reputação e falaram do papel (fundamental) de cada um dos colaboradores na construção da boa imagem das empresas que formam o Grupo. Além da organização do evento, o time da Comunicação preparou os vídeos apresentados no evento e editou a revista “Alicerces para o Futuro”, distribuída com o Documento de Identidade Estratégica. Confira abaixo.

BRINCADEIRAS MOTIVACIONAIS CARREGAM MENSAGENS IMPORTANTES

palestra
IMG_0986
IMG_1025

Apesar do dia intenso de trabalho, o clima de descontração foi garantido pelo trabalho motivacional desenvolvido pelo publicitário Marcos Frauches. Ao longo de todo o dia, através de rápidas intervenções, ele promoveu brincadeiras que, apesar de arrancar risadas, eram carregadas de simbologias.  A brincadeira dos balões (“Proteja os seus sonhos, mas não destrua o dos outros”), as notas de dinheiro escondidas debaixo do assento das cadeiras (“Pra ganhar dinheiro tem que levantar a bunda da cadeira!”) e as “Cinco dicas sobre como conquistar qualquer pessoa” (inclusive clientes) ajudaram a manter o clima pra cima ao mesmo tempo em que dialogavam com os objetivos do encontro.

TROCA DE CRACHÁS – A SURPRESA DO DIA

Ao chegarem para o evento, os colaboradores foram surpreendidos por crachás em que seus nomes estavam associados às empresas para as quais trabalham diretamente, e não ao Grupo Aspen – o que seria obviamente uma gafe, tendo em vista que a razão do ser do encontro era apresentar o Documento de Identidade Estratégica do Grupo. O que poucos sabiam é que se tratava de uma pegadinha calculada. Logo depois de os presentes terem que rearrumar a disposição das cadeiras da plateia em forma de círculo (justamente para misturar os times de diferentes empresas), Marcos Frauches pediu para as pessoas olharem uma surpresa dentro do plástico dos crachás. Ao fazerem isso, descobriram que havia um outro crachá escondido, só que com nome de outro colaborador impresso junto com logomarca e a mandala do Grupo Aspen, bem grandes. A brincadeira era procurar em 30 segundos o seu par de crachá. Muitos nem se conheciam, mas, ao se encontrarem, se abraçaram. Mais um recado dado, em clima de brincadeira.

CONFIRA AQUI FOTOS DO 1º ENCONTRO ALICERCES PARA O FUTURO

Clique aqui para ver mais fotos                    fotos: Zô Guimarães

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.”

(provérbio africano)

© 2024 - GRUPO ASPEN - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS